Pular para o conteúdo principal

Conhecendo o Basic4Android, ferramenta para criar apps Android

Conhecendo o Basic4Android

O Basic4Android é uma IDE para o desenvolvimento de aplicativos e jogos para Android. Na minha opinião é a ferramenta mais fácil de usar que existe no mercado. Principalmente para quem está começando e pensa em ganhar dinheiro no mundo da programação móvel. Trata-se, enfim, de um ambiente e poderoso, que permite criar um app do zero em poucos minutos. Mesmo quem não sabe nada de programação será capaz de tirar suas ideias do papel em pouco tempo. E que já conhece Visual Basic poderá ar asas à imaginação e aproveitar seu conhecimento para utilizar a ferramenta.

Embora não seja uma ferramenta gratuita, é bom dizer que o Basc4Android vale cada centavo investido nele. Dependendo do seu nível de conhecimento de informática e programação será possível criar um aplicativo, monetizá-lo (com o Admob, por exemplo) e publicá-lo no Google Play em questão de dias ou semanas. Ou até mesmo em questão de horas, se for um usuário avançado e já possuir uma conta na loja de aplicativos do Android.

Para quem quiser experimentar a IDE gratuitamente é só baixar a verão de testes do site oficial da Anywhere Software. Ele tem um modo de compilação remota que permite a criação do aplicativo sem precisar baixar e configurar as bibliotecas necessárias (Java JDK e SDK do Android). É uma boa maneira para testar o programa antes de decidir pela compra de uma licença.

O único ponto negativo é que não há muito material em português sobre o Basic4Android. Infelizmente o fórum brasileiro do produto sofreu com um problema técnico nos servidores e saiu do ar. Por enquanto não há previsão de voltar a funcionar. Uma fonte de ajuda para os desenvolvedores brasileiros interessados em trabalhar com o Basic4Android é o fórum oficial do produto em inglês.

Em compensação, o ponto positivo do Basic4Android é que ele pode ser expandido através de bibliotecas adicionais. Algumas são desenvolvidas pela empresa responsável pelo programa. Já outras são criadas pela comunidade de usuários mesmo, que as dispõe para download no site oficial.

Aqueles que tem dificuldades com o idioma estrangeiro podem conferir esta tradução para o português que eu fiz da apostila First Steps Guide do B4A, que pode ser baixada diretamente da minha conta do Dropbox e que pode ser de grande ajuda para os iniciantes. Em breve postarei alguns tutoriais aqui no blog.

Para se ter uma ideia dos tipos de apps e jogos que podem ser escritos usando a ferramenta, a seguir deixo uma lista de alguns aplicativos desenvolvidos por mim:

Comentários

  1. Boa tarde...
    pessoal...
    criei um servidor Discord para ser mais um canal de comunicação entre nós!!!

    o servidor é novo https://discord.me/b4x
    pode ser instalado no celular... mais leve que Skype.... e pode ser aberto via browser tb!!

    ficando mais facil o compartilhamento de scripts, artigos, dúvidas... etc


    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como ganhar dinheiro criando jogos para iOS e Android

O mercado de jogos para smartphones e tablets está em plena expansão no Brasil e no mundo. Para quem quer se tornar um desenvolvedor de games existem várias IDEs e frameworks como Construct 2, GameSalad, Game Maker Studio, Buildbox, Godot, GDevelop, entre outras, que podem ser usados para esse propósito, ou seja, criar games e ganhar dinheiro . Ao longo de vários anos utilizei vários programas e, no final, das contas, acabei por optar por uma ferramenta que, acredito, é um pouco negligenciada pelos desenvolvedores brasileiros: Game Maker Studio .

Conhecendo o Admob, plataforma de monetização do Google

Para quem pensar em criar aplicativos móveis , seja para Android , iOS ou Windows Phone , há muitas maneiras de realizar a monetização e ganhar dinheiro com o aplicativo. Uma delas é através de uma plataforma de anúncios. Atualmente a mais conhecida do mercado é a Admob , que pertence ao Google. Pode-se dizer que é uma espécie de Google Adsense para aplicativos e jogos de celular. Ou seja, do mesmo modo que o serviço de publicidade da gigante americana exibe anúncios em sites e blogs, o Admob exibe propagandas no app e gera lucro para quem criou o aplicativo através de banners de imagem e texto, e também com anúncios de tela cheia.